quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Resenha da Obra "Sua Majestade Café"


A obra “Sua Majestade o Café” de Vera Vilhena de Toledo e Cândida Vilares Gancho retrata a origem, a produção e toda a trajetória do café no Brasil até chegar aos dias atuais. E também sobre toda a riqueza que o café trouxe ao Brasil.
 O café desde o começo não era consumido no Brasil, as pessoas tinham um café como planta ornamental no quintal das casas, a partir da descoberta de que o café bebida, o mesmo em diversos países. Lucros e mais lucros surgiram a partir dessa descoberta, cada vez mais fazendeiros queriam investir na produção de café. Os escravos eram utilizados para o transporte do café, e para trabalhar nas lavouras. Infelizmente naquela época não existiam leis que proibiam o trabalho escravo, sendo assim os fazendeiros exploravam essa mão-de-obra. (No Brasil Imperial era legalizado o uso de escravos).
O hábito de tomar Café veio dos Ingleses, pois as pessoas perceberam que eles sempre pediam um bom cafezinho depois das refeições. Com isso toda a população brasileira, habituou-se a tomar café, depois disso as casas deveriam ter sempre uma garrafa de café, e servir um cafezinho as visitas era uma forma de hospitalidade, hábito que permanece até hoje.
 A partir daí o café se tornou uma riqueza para sociedade brasileira, pois ela fortalecia o seu comércio e principalmente sua ligação com os outros países.
O café foi um grande passo para a economia brasileira, e como também para o seu desenvolvimento.

Resenhado por: Syrhus Pierre

Um comentário:

  1. EU ACHO QUE VOCÊ ESTA ERRADA N ERA SÓ ESCRAVOS MAS TAMBÉM IMIGRANTES DE OUTROS LUGARES PARA TRABALHAR E LEVAREM SUAS FAMÍLIAS PARA UMA NOVA VIDA

    ResponderExcluir